domingo, 27 de novembro de 2011

Saúde mental em desencanto


Complicado falar em saúde mental numa sociedade totalmente preconceituosa e que muitas vezes tem a aversão ao outro, ao diferente, infelizmente essa sociedade não conseguiu entender ainda que ser diferente e ter transtornos mentais é normal.
Escutar esse segmento se mostra como uma peça fundamental  para pessoas com transtornos mentais , pois ouvir é fundamental em termos de auto-afirmação, auto-estima e principalmente afeto. Como ficou demonstrado bem no ultimo encontro que tudo que eles precisam é disso. Infelizmente esse tal afeto  não pode encontrar em qualquer profissional e em quaisquer portarias Ministeriais, esta no desejo de cada ator em mudar a realidade que esta exposta e que todos ou pelo menos a metade já conhece bem.
Penso que temos que criar um modelo de atenção com uma representação verdadeira da realidade de saúde.
Temos que pensar um modelo que consiga dialogar com os movimentos sociais, que tenho bem delimitado as suas funções principais, que tenho uma perfeita organização das ações(não essa de apenas organizar filas), temos que ter uma gestão efetiva, um financiamento  condizente  com a realidade e com as ações que será desenvolvidas e por fim pensar em tecnologias.

Acho que é isso, ou pelo menos isso, uma breve reflexão de um Sanitarista.
          Paulo H. G . da Silva

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário