quinta-feira, 20 de outubro de 2011

2º encontro - 14/10/2011

            Gostaria de compartilhar com vocês um breve relato sobre o último encontro do nosso grupo de estudos, realizado no dia 14 de outubro. As discussões foram direcionadas pelo professor Pedro, que nos deixou livres para expressarmos nossas impressões e opiniões sobre o texto base da semana (“Concepções e práticassociais em torno da loucura: alcance e atualidade da História da Loucura deFoucalt para investigações etnográficas”).
            Inicialmente discutimos a respeito do perfil das pesquisas que são desenvolvidas na área de saúde mental e concluímos, em concordância com as autoras do texto, que há poucos trabalhos voltados para estudar o contexto em que os doentes mentais estão inseridos; assim como há uma escassez de pesquisas sobre a visão que sociedade tem dos doentes mentais.
            Após este primeiro momento resgatamos algumas informações importantes contidas no texto sobre a história da loucura, passando pelo Renascimento, Idade Clássica e Modernidade, e acompanhando as mudanças de concepção sobre a loucura. Esta retrospectiva nos permitiu constatar que a loucura nem sempre foi vista como uma doença e que a doença mental é um produto histórico/cultural, variável no tempo e no espaço; isto chama a nossa atenção para enxergarmos o doente mental sob uma nova perspectiva.
            Deve-se, portanto, enxergar o doente mental no contexto em que ele está inserido, perceber seus sofrimentos e trabalhar para amenizá-los, e não olhar somente para a patologia, como se não houvesse fatores que a influenciam – como era entendido antigamente. Por fim, entendemos que as mudanças de concepção e quebra de paradigmas são essenciais para contribuir na construção de uma identidade para os doentes mentais.

Até o próximo encontro.

Paulo Henrique F. dos Santos
Graduando em Enfermagem
6º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário